quarta-feira, outubro 12, 2005

Objectivos e Beneficios da Educação Intuitiva "em Braços"

Objectivos e Benefícios
De Educação Intuitiva “em Braços”

1. Uma relação diária e contínua com um dos educadores (normalmente a mãe) resulta no cuidado mais inteligente duma criança pequena. Os outros membros da família também devem providenciar uma presença constante e segura.
2. Um bebé “em Braços”, ou usado num xaile ou porta-bebés, move-se em unidade com o pai/mãe. As mãos do adulto estão livres para cuidar de outra crianças e executar outras tarefas. O bebé pode calmamente indicar quando deseja ser posto no chão ao invés de chorar quando quer ir ao colo.
3. Amamentar a pedido, resulta em auto controle e maior liberdade da criança sobre a sua alimentação e desejos.
4. Um bebé que chora e é atendido prontamente, aprende a confiar. Quando crianças estão habituadas a ser confortadas por pessoas e não coisas, as relações familiares tendem a manter-se simples. As casas tornam-se mais seguras, e mais fáceis de gerir se não estiverem atafulhadas com “coisas”
5. Crianças integradas na vida diária duma família e comunidade têm uma grande vantagem educacional. Bebés “em braços” estão mais tempo no estado consciente quieto de alerta, observando o que se passa ao seu redor dum ponto seguro. Crianças mais velhas aprendem lições que são relevantes e essenciais ao seu bem-estar.
6. Tanto os pais como as crianças têm as suas necessidades nutridas por uma comunicação sem pressas baseadas em interacções humanas. O respeito mostrado a crianças pequenas pelos pais reflectir-se-á nelas nos anos futuros
7. Arranjos flexíveis para os períodos de sono podem reduzir um sentimento de solidão e isolamento e providenciar segurança, dia e noite. Em culturas mais tradicionais, os membros duma família dormem no mesmo quarto ou cama. Quando todos os membros mesmo os bebés tem as suas necessidades básicas satisfeitas, um lugar apropriado pode ser encontrado para cada pessoa.
“Goals & Benefits of In-Arms Parenting” – The rebozo way - tradução do Clube do Pano, autorizada.

3 comentários:

Soph disse...

Eu já tenho o meu "pano"... e já dei a minha "capulana"!

Tão diferentes... e ao mesmo tempo tão iguais!

O teu é tão pesadão... tão grosso... tão quente...

É tão diferente...

Zelia M Evora disse...

Sofia:)
Sim, este é quente, lembrei-me de te dar um quente visto já teres uns bem frescos... os da guatemala por exemplo são muito frescos... depende... no inverno estes são melhores:)

Zelia M Evora disse...

Olá!

Não deixou o seu contacto. De qualquer forma os panos podem e devem comprar-se no clube! tambem vão havendo formações aqui e ali... a proxima é em loures e depois em matosinhos. De qualquer forma, pode telefonar ou deixar o seu email para eu poder responder a todas as suas duvidas.