domingo, outubro 30, 2005

Frutos da Missão em Lichinga! (Cartas que nos ajudam a continuar)

Frutos da Missão em Lichinga!

Chamo-lhe assim… fruto da minha Missão em Lichinga!

Estava eu aqui… de blog em blog… a carregar em blogs de outros blogs… quando cliquei no Clube do Pano!

Fiquei com um sorriso gigante por ter descoberto alguém em Portugal que adora capulanas como eu!

Em Lichinga descobri esta paixão… as Capulanas!
A ternura, o afecto, o amor… que une as mães e os filhos com uma capulana… a cumplicidade… a afectividade que se cria… os miminhos que se trocam… a vivência do dia a dia… o cheiro… o tacto… o contacto… a cooperação… a alimentação… a chucha… a relação…

Foi esta ligação… esta forte e intensa ligação… que me apaixonou…

Como Educadora de Infância… muitas vezes insisto com os pais na importância do contacto físico, na importância da afectividade, da demonstração de carinho…do exagero de horas que os filhos passam em Creches e Jardins de Infância, com babysitters e amas… enfim… em Lichinga… é diferente… mães a tempo inteiro!

Mães que trabalham…
Mães que cultivam a terra…
Mães que cozinham…
Mães que lavam a roupa…
Mães que carregam madeira à cabeça…
Mães que carregam o filho na capulana… Sempre!
Mães… MÃES…

É desta ligação… deste laço… desta cultura… desta forma de ser… desta forma de estar na vida… que quero fazer parte…

Hoje sei que com a capulana… serei uma mãe diferente… certamente, mais próxima do meu filho! (ainda me faltam uns aninhos…)

E aqui, em Portugal… encontrei a Zélia!
A fundadora do Clube do Pano!

Hoje tenho um pano dela e ela uma capulana de Lichinga!

A vida é feita de coisas assim… que nos tornam felizes… que nos fazem crescer com os Outros… feita de trocas… feita de pessoas!

Sofia Valente

Nota do clube: Entre o Clube e a Sofia houve uma pequena troca de "panos/capulanas" que foram o começo de uma amizade que esperamos dar mais frutos... para que os panos cheguem a mais bebés:)

Sem comentários: