segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Carregar um bebé num pano ou sling é uma coisa simples, embora não pareça.
Ainda assim, e porque desde 2005 ensino mães e pais a colocarem os seus filhos de forma segura num pano porta-bebés, através de workshops ou pessoalmente, e muitas vezes a informação é transmitida de boca em boca, e, como o jogo do “telefone”, distorcida por interferências indesejadas, venho aqui mais uma vez expôr o seguinte:
Nunca se deve transportar um bebé num pano virado para a frente com as pernas pendidas. Os bebés devem ser transportados virados para a frente se tiverem as pernas colocadas em forma de buda.
Bebés transportados virados para a frente com pernas pendidas podem ter os seguintes problemas:
Problemas genitais no caso dos meninos, podendo inclusivé causar infertilidade em idade adulta
Má circulação
Escoliose GRAVE.
Um bebé não tem força muscular para suportar estar apoiado na bacia nesta posição.
Existem alguns centros de preparação para o parto, onde inclusivé já dei workshops, que insistem em ensinar os pais a colocar o bebé nesta posição.
Alguns pais gostam de adoptar esta posição porque:
os bebés gostam
s pais acham “giro”...
Os nossos bebés não são “coisinhas” engraçadas... São seres humanos que queremos crescam saudávies e fortes... Se vamos optar por transportar os nossos filhos num pano, devemos fazê-lo de forma consciente.
Alguns centros de preparação para o parto que eu não vou referir aqui, ensinam a colocar os bebés no pano sem qualquer noção do que é certo ou errado. Usam também sem autorização, o manual de instruções criado pelo César, para divulgação, sem qualquer tipo de autorização da nossa parte, muitas vezes omitindo a autoria do mesmo.
Assim, e porque infelizmente tem usado o nome “clube do pano” para dizerem que se pode isto ou aquilo, abaixo listo as únicas pessoas que tem autorização expressa para utilizar os nossos manuais independentemente de venderem ou não panos nossos:

Filipa Costa Leite - Biobebés
Teresa Chuva – Viseu
Bárbara Yu – Matosinhos
Sophie Kalisz – Danças com bebés
Mónica Mariano - Loulé

Mais informamos que os únicos slings que vendemos neste momento são os de Rosa Pomar.
Não vendemos no nosso site ou em qualquer outro local slings de outras marcas.

2 comentários:

Mrgoncalves disse...

Olá Zélia,

Passei por cá para deixar um beijinho e dizer que passado um ano e meio sobre o nascimento da Maria, continuamos a usar o pano. Foi, sem dúvida, dos melhores investimentos que fiz. Recomendo a todas as pessoas que posso..
beijinhos grandes

Mariana
www.coisasdemae.eu

ser mãe é... disse...

Muito boa noite,

Pedimos desculpa pelo sucedido e não se voltará a repetir. Não era nossa intenção utilizar o manual como meio publicitário, e muito menos com "fins lucrativos", mas sim como o instrumento tão útil que é para esclarecer os casais sobre as técnicas correctas de colocação do pano.

No nosso site, no local dos links sugeridos, temos link directo para o vosso site já há vários meses, antes ainda de comercializarmos este produto e nunca anunciámos o folheto como sendo da nossa autoria. O que acontece, é que no folheto em pdf que disponibilizam gratuitamente para download e que imprimimos para dar aos casais (o que não irá acontecer novamente uma vez que não autorizam…) não possui qualquer referência ao Clube do Pano e sugerimos que o façam, para que todos os casais possam reconhecer o valor dos autores desse instrumento orientador.

Quanto a "Alguns centros de preparação para o parto … ensinam a colocar os bebés no pano sem qualquer noção do que é certo ou errado" decerto que não se referem ao nosso trabalho, pois sempre tivemos o maior cuidado em transmitir informação correcta e segura aos casais que nos procuram, com especial destaque advertimos que o bebé não deve ser transportado virado para a frente com as pernas pendentes e demonstramos que a única forma de o bebe ser transportado para a frente será com as pernas flectidas para cima, em posição de buda. Portanto, Se se referem a nós, por favor contactem-nos e digam-nos especificamente a que situação se referem, para que eventualmente possamos esclarecer e melhorar os nossos serviços.

Os produtos que seleccionamos para vender na nossa instituição são produtos que usualmente são mais difíceis de encontrar nas lojas comuns de puericultura aqui no Porto e que considerámos ser de importante aquisição para pais e futuros pais. Assim, os panos e slings porta bebés que temos na Gimnográvida têm tido um efeito mais de divulgação do que propriamente comercial, sendo que por vezes os nossos casais acabam por adquirir estes mesmos produtos via Internet em locais divulgados por nós, como por exemplo o Clube do Pano ou Mamaeukero.

Somos todos defensores da mesma causa de devemos estar lado a lado e não de costas voltadas. Teremos mais cuidado no futuro.

Cumprimentos

Isabel Ferreira e Junia Lima

Gimnográvida – Centro de Preparação para o Parto e a Parentalidade