quarta-feira, abril 08, 2009

A partir de quando?

Babywearing desde quando?
Uma das perguntas mais frequentes das mamãs, é: desde quando podem começar a colocar os bebés no pano.
A resposta é desde o dia 0 (zero).
Nesta imagem vemos um bebé apenas com alguns dias no pano porta-bebés. Está na posição vertical, que é considerada pelos profissionais de saúde que implementaram o método mãe canguru como o modo ideal para manutenção de um bebé prematuro e de termo. Podemos mantê-lo nesta posião (barriga com barriga, bebé em posição de sapo, ou seja, pernas abertas, flectidas contra o corpo do adulto) todo o tempo, no método mãe canguru o prematuro é transportado desta forma 24 horas por dia, porque o adulto está a servir de incubadora... num bebé de termo não é necessário, claro.
Esta posição que faz alguma confusão a alguns pais, é
facilitadora da digestão,
evitando refluxos
evitando cólicas (o ácido fica no estômago, o que nem sempre acontece quando o bebé se deita após as refeições)
ajuda o desenvolvimento motor e o equilibrio.
Se pensarmos que o nosso leite é semelhante na composição ao leite de animais como o canguru, o macaco e outros animais que usualmente carregam os seus filhos consigo, sendo um leite fraco em gordura e proteina, ao contrário do leite gordissimo de animais como o urso, por exemplo, que deixa os seus filhos em grutas sózinhos, grande parte do tempo, podemos concluir tambem que o pano é facilitador da amamentação frequente que os nossos filhos precisam, amamentamos de forma discreta e na hora, e a proximidade com o corpo do nosso bebé faz com que estejamos constantemente a libertar oxcitocina, a hormona do amor, e junto com a prolactina, responsável pela descida do leite.

4 comentários:

Joana disse...

Como já disse inúmeras vezes, a Constança passa o dia todo (literalmente) no pano, precisamente pelos problemas de cólicas e de refluxo e parece um milagre, só assim sossega e dorme tranquilamente. Se a deitamos, começa a arrotar, a bolsar, a queixar-se da barriga e basta pô-la no pano que vai sossegando. Para além disso, é a melhor sensação do mundo (o pai que o diga... :)) continuar a senti-la "dentro" de mim, é uma bebé muito sossegada e cheia de miminho e nós adoramos :D

Usamos o pano desde o primeiro dia e espero usá-lo por muito mais tempo. Esta é a posição mais indicada para a Constança, mas já experimentamos a de berço e também é fantástica.

Nunca dei de mamar no pano, mas só porque não se proporcionou, hei-de experimentar... :)

E como um é pouco, não tarda, peço-te mais ;)

Beijos e obrigada por tudo!!

Ana Sofia Santana disse...

Eu só tenho pena de não ter descoberto o pano antes. Ainda vou bem a tempo, eu sei! Mas teria sido fantástico usá-lo quando ele ainda era recém nascido. :-)

Beijinhos!

Ecojóias disse...

Há algum tempo que não vinha aqui mas ainda hoje dei o outro endereço do clube a uma grávida que gostou do meu pano... e a Sara cá anda toda feliz no pano, todos os dias! :)
Beijinhos

buebau disse...

Essa fotografia é uma delícia...
Todos os bebés que vejo carregados em panos ou slings parecem sempre tão confortáveis...
Beijinhos*