terça-feira, setembro 13, 2005

Excerto de livro Babywearing de Dra. Maria Blois

Usar o bebé no pano é benéfico para os bebés




Biologicamente, os bebés necessitam de ser carregados ao colo para que possam medrar. Estudos tem mostrado que, crianças bem nutridas e tratadas que são privadas do toque humano não conseguem medrar e podem até morrer. Boas coisas acontecem quando se dá colo ao bebé. Pesquisas tem mostrado que os bebés que são carregados ao colo:

• Choram menos: Estudos tem provado que quanto mais colo os bebés tem, menos choram. As consequências a longo prazo de deixar crianças chorarem sem responder só agora estão a começar a ser entendidas. Um estudo descobriu que deixar um bebé chorar permanentemente altera o sistema nervoso por inundar o cérebro em desenvolvimento com hormonas de stress. Isto faz com que estes bebés sejam hiper sensíveis a futuros traumas e pode levar a incidentes de stress pós traumático e distúrbios de pânico na idade adulta. Bebés que choram menos nos primeiros meses choram menos no ano seguinte. Responder rapidamente ao seu bebé quando chora é um investimento – quanto menos chorar agora, mais pacifico será o ano que vem. Vale a pena!

• São mais calmos e satisfeitos: Bebés que são levados num pano têm ritmo respiratório e cardíacos mais certos assim como temperatura interna constante. Ate um bebé prematuro pode ser levado de forma segura num pano, sem o perigo de comprometer o ritmo respiratório ou cardíaco. Bebés levados no pano regularmente são encorajados a sentirem-se satisfeitos e seguros.

• Dormem mais calmos: Manter o bebé perto de si ajuda-o a organizar os ciclos do sono. As sestas são em movimento, perto do coração da mãe e a noite é escura e ainda com um pai/mãe por perto. Isto ajuda o bebé a diferenciar o dia da noite, um passo importante para períodos de sono mais prolongados de noite. Um estudo de crianças prematuras indicou que os bebés tinham intervalos maiores de sono “descansado” quando tinham contacto pele-com-pele com a mãe.

• Comem melhor, ganham peso mais facilmente: Pesquisa tem demonstrado que bebés prematuros que são tocados e com colo ganham peso mais facilmente e são mais saudáveis do que bebes que não são. Bebés nascidos “no tempo” comem mais frequentemente quando junto ás mães.

• Tem melhor digestão: O movimento constante e frequentes mamadas associadas ao carregar o bebé no pano promovem boa digestão. Os bebés que são transportados num pano bolsam menos. Bebés com refluxo gastrointestinal podem beneficiar por serem levados na posição correcta após uma refeição. Quando o bebé está nesta posição a força da gravidade ajuda a manter o ácido no estômago, onde pertence. A maior parte destes bebes ultrapassam este problema.

• Desenvolvem melhor: Bebés que a quem se dá colo experimentam o toque e movimento humano. Este estímulo tem mostrado ter um efeito positivo no desenvolvimento do bebé. Levar o bebé no pano desenvolve destreza motora por estimular o equilíbrio. O bebé está continuamente a reajustar-se enquanto a mãe se movimenta, usando os músculos em desenvolvimento para manter a cabeça elevada, dar pontapés e usando os braços para se agarrar à mãe. Porque os panos são macios e não fazem pressão sobre a cabeça, há menor risco de plagiocefalia (cabeça assimétrica). Levar o bebé no pano naturalmente limita o tempo que o bebé passa em carrinhos de bebé ou cadeiras de automóvel. Leva-lo desta forma conta como Colo.

Existem outras vantagens físicas de ser levado desta forma. O pano ajuda no desenvolvimento das ancas. A formação das ancas do bebé não está completa no nascimento. A junta da anca continua em desenvolvimento nos primeiros meses de vida. Quando o bebé está colocado junto ao nosso corpo, à frente ou a trás, as suas pernas estão viradas para fora da anca. Esta posição ajuda no desenvolvimento correcto. De facto, crianças com problemas congénitos da anca são muitas vezes colocados nesta posição para ajudar a corrigir o problema.

As outras pessoas mantêm contacto visual com o bebe e falam com ele. Isto promove alerta visual e desenvolvimento da fala.

Os bebés levados num pano têm também a vantagens de observar a vida. O movimento ajuda o bebé a sentir que está a viver e não só a observar a vida. Quando os levamos no pano interagimos com eles mais prontamente.


Excerto de Babywearing: The benifits and Beauty of this ancient tradition de Maria Blois, edição 2005 - autorizado por Pharmasoft Publications e tradução por Zélia Évora clubedopano@yahoo.com autorizada pela autora

3 comentários:

barbarayu disse...

Gostei de ler :)

Beijinhos!

Bárbara Yu

RAlabaça disse...

Não entendo porque é que existem Pediatras que dizem para deixar o bebé chorar e não ir logo ter com ele, ou deixar chorar até adormecer porque dizem ser ronha deles.

Como é que um ser tão pequenino acabado de nascer, que está a aprender a respirar, a aquecer-se, a alimentar-se, pode ter ronha? Claro que não!

Eu pego na minha filha, dou-lhe todo o colo que posso. À noite quando adormeçe e choraminga dou-lhe a xuxa, se o choro persiste pego nela para a acalmar, para que ela se sinta segura, e então deito-a novamente e volto a dar-lhe um beijinho de boa noite. Faço isto as vezes que forem precisas.

Raquel

RG disse...

Eu realmente não precebo nada disto.

O que é medrar???

"Biologicamente, os bebés necessitam de ser carregados ao colo para que possam medrar"